Foto: Divulgação
Até o final do mês, São Gabriel deverá ganhar de volta um símbolo da cidade: o chimarródromo. A estrutura anterior, inaugurada na década de 1970 no calçadão da cidade, com torneira e água quente para o chimarrão, foi demolida em 2010, para permitir a passagem de ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros.
O novo chimarródromo está sendo construído na Praça Fernando Abbott, na esquina das ruas Coronel Sezefredo e Andrades Neves, próximo à Igreja Matriz, no Centro.
Três balneários seguem impróprios para banho
O novo espaço terá 16 bancos distribuídos em quatro círculos e duas torneiras com água quente. A água virá da rede de abastecimento da cidade e será aquecida num reservatório. O investimento na obra do novo chimarródromo é de R$ 206 mil.
- O novo chimarródromo é um monumento em forma de roda de carreta, que remete à história do município, o último reduto dos carreteiros. Os bancos remetem às rodas de chimarrão formadas pelas famílias - explica o secretário interino de Obras e Urbanismo, Lucas Rangel.
O secretário lembra que o antigo chimarródromo se tornou um cartão postal e um ponto turístico da Terra dos Marechais.
- Os argentinos que transitavam por São Gabriel usavam a estrutura para tomar chimarrão. Quem vinha de outros lugares ficava curioso, e o nome chimarródromo se disseminou. Virou até noticiário - conta Rangel.
O CHIMARRÓDROMO
A estrutura e como vai funcionar
- O novo chimarródromo terá 16 bancos e duas torneiras com água quente
- Terá, ainda, uma estrutura de pedra, onde as pessoas poderão sentar
- A água vem da rede de abastecimento da cidade e passa por um reservatório, onde a água é aquecida e armazenada
Onde fica
- Na Praça Fernando Abbot, próximo ao Calçadão, onde ficava o antigo chimarródromo
Quanto custou
- R$ 206 mil
Quando será inaugurado
- A previsão é que comece a funcionar até o final do mês